Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Be Awesome, Be You

Cozinha: mais que um espaço para comer

Hello Awesome's!

Recentemente trouxemo-vos a temática da decoração, com inspirações vintage. Bem, hoje venho novamente falar-vos de decoração, mas de uma forma um pouco diferente.

Eu e o meu pai estamos a pensar fazer obras em casa e uma das divisões que precisa seriamente de uma remodelação é a cozinha. A pensar nisto, decidi fazer uma pesquisa e trazer-vos algumas inspirações e sugestões, de forma a que, se vocês também precisarem, fica aqui umas dicas ;)

A cozinha é uma das partes mais importantes da casa. Para mim, mais importante que um quarto bonito, é uma cozinha em condições, com um espaço bem funcional e limpo. Uma cozinha em que eu entre e pense "adorava engordar aqui". Ainda assim, um facto é que as cozinhas já deixaram de ser apenas um espaço para confecionar as refeições e comer. Hoje em dia as pessoas reúnem-se e convivem na cozinha, pelo que, numa remodelação, podemos ver para lá da funcionalidade. Por isso, reuni um conjunto de dicas que poderão ter em atenção.

 

1. Conhecimento: É muito importante conhecermos o espaço diante de nós. Não apenas para vermos onde queremos as coisas, mas principalmente para não fazer estragos. Primeiro: é importante saber onde se encontram as canalizações e as ligações da eletricidade e do gás. E porquê? Porque ao partir paredes (se tal for necessário), podemos romper uma tubagem e vamos ter o dobro do trabalho e dos gastos. Quanto à eletricidade, é bem provável que seja necessário aumentar ou mudar as tomadas, pelo que também convém saber ;)

2. Divisão: Assim que se começa a planear a nova cozinha, podemos fazê-lo por zonas. Por exemplo, uma área para cozinhar, outra para arrumar... Desta forma, estas não irão interferir uma com a outra e podemos criar uma cozinha onde será bem mais fácil trabalhar. Ainda assim, é importante que estas sejam próximas, para ser mais rápido quando estamos a trabalhar. Outra coisa a ter em atenção, é a localização da chaminé, dado que dificilmente se consegue mudar isso, pelo que já condiciona na organização do espaço.

3. Triângulo do trabalho: Ainda um pouco dentro do tópico anterior, é fundamental ter em consideração a localização do fogão, do lava-louça e do frigorifico. Estes são os três elementos que mais se usa na cozinha, pelo que devem estar o mais próximo possível. Claro que, se não for possível, paciência.

4. Cores: Depois de bem planeado as localizações, já podemos começar a pensar em como será a cozinha em si. Será mais moderna ou mais rustica? Que cores terá? Relativamente às cores, hoje em dia vê-se de tudo. Amarelas, azuis, vermelhas... Não há problema em arriscar, desde que seja de forma equilibrada! Ainda assim, se for um espaço pequeno, uma ideia é optar por cores claras, dado que dá uma sensação de um espaço maior. Se ainda assim quiserem colocar cores fortes, uma sugestão é colocar apenas numa das paredes.

5. Mobiliário: Uma das partes mais dispendiosas na reformulação de uma cozinha é o mobiliário. Desta forma, a escolha do material é deveras importante, dado que deve ser de qualidade e duradouro. Atualmente existe muito material que parece madeira, mas nem lá perto é e, infelizmente, é muito pouco resistente a agressões físicas e químicas. Quanto à escolha do mobiliário, fica ao gosto de cada um. Ainda assim, por norma, para estes não levarem ao cansaço rápido, escolher moveis simples, sem grandes intricados ou padrões é o ideal. Para dar alguma "graça" ao móvel simples, poderá-se caprichar nos puxadores.

Também dentro do mobiliário convém fazer um bom planeamento, que inclua o tipo de arrumação que é faz falta. Se navegares pelos diversos websites de material para a casa encontra-se inúmeras opções para as diferentes necessidades. Além disto, para aqueles que tem pouco espaço, cada centímetro conta, pelo que um bom planeamento prévio faz muita falta!

6. Eletrodomésticos: Hoje em dia vê-se imensos embutidos e até tapados. Nada contra, até gosto bastante. Além disso, existem diferentes formas de tornar isto seguro. No entanto, certos electrodomésticos como o frigorifico é preciso ter muito cuidado. O ideal é nem fazer isso neste.

7. Iluminação: As luzes são muito importantes em qualquer parte da casa. No entanto, para além da iluminação do teto da cozinha, as áreas como o fogão e o lava-louça devem estar bem iluminadas, pelo que podes optar por acrescentar umas luzes nos armários ou de parede nas zonas.

8. Decoração: tam como referi anteriormente, as cozinhas são muito mais que um espaço para comer. Por isso, nada como também caprichar na decoração. Candeeiros diferentes, um barzito, cadeiras confortáveis, quadros, etc...

 

Bem, e depois disto, eis algumas cozinhas para se inspirarem:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

6.jpg

7.jpg

f33084de7d1affb43f07df92e19aabf5.jpg

 E por hoje é tudo!

 

Como é a vossa cozinha?

O que gostavam de ter na vossa cozinha?

Beijinhos,

12047234_910006665713608_709455401_n.jpg

 

(Todas as imagens retiradas do pinterest)

 

2 comentários

Comentar post