Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Be Awesome, Be You

Entreter no Verão: Geocaching

Hello Awesome's!

Tenho a dizer que num mundo de pokémons, eu sou geocacher! Admito que também eu me converti no pokémon e já andei pelas ruas em busca destes bichinhos irrequietos. Admito também que já fiz uns quantos quilometros a pé na esperança de encontrar um pokémon que não conste na minha lista. Ainda assim, antes disso caçava caches, adoro partir em busca de caixinhas e espero encontrar muitas mais. Por isso, hoje não vos venho falar do pokémon go. Já ouviram falar imenso deste jogo! Hoje venho falar-vos de uma plataforma ainda mais antiga que desejo que conheçam igualmente: o Geocaching!

Para quem não conhece, o Geocaching é uma espécie de caça ao tesouro, recorrendo às novas tecnologias para encontrar a geocache (caixinha) no mundo real. Através das coordenadas geográficas, com recurso da aplicação (que falarei mais à frente) e do GPS, explora-se a realidade em busca do recipiente escondido por aí, aproveitando para apreciar a natureza e/ou conhecer novos lugares e monumentos.

 

Eu pratico geocaching desde 2013 e, embora não seja assídua devido à escola e ao trabalho, já conheci lugar fantásticos, muitos destes perto do meu local de residência. Imaginem, conheci coisas ao lado da minha casa que nem sabia que existiam! Lagoas escondidas entre as árvores no meio do monte, paisagens fenomenais, belíssimos monumentos históricos... O Geocaching enriqueceu-me, não apenas na alma, com a paz que se adquire nos passeios e viagens, mas também a mente, com novos conhecimentos, quer locais, quer sociais.

Porquê Sociais? Porque o gaocaching é praticado por milhares de pessoas ao redor do mundo e, às vezes numa busca, pode conhecer-se novas pessoas que estão nas redondezas para o mesmo fim: encontrar a cache. Ou, então, há também eventos realizados com o simples intuito das pessoas se reunirem, conhecerem-se e socializar.

Assim sendo, o geocaching, por muitos considerado um desporto, permite dar uma vida às nossas viagens e passeios, permitindo guiar no conhecimento de novos locais, juntando diversão e desafio a um simples passeio.

Tal como podem ver pelas imagens acima, há diferentes tipos de caches, com diferentes níveis de dificuldade. Algumas requerem apenas as coordenadas fornecidas pelo owner, outras exigem um pouco mais de aventura e descoberta para descobrir as coordenadas finais. No fim, todas são fantásticas para descobrir na companhia dos amigos ou outros geocachers.

O que é preciso para fazer geocaching?

Um smartphone com GPS ou um GPS e estar inscrito no website do geocaching

Para além disso, para auxiliar na busca existe a c:geo, uma aplicação que permite ver as geocaches perto do local onde se encontram (com recurso a Internet) e guardar caches para realizar offline.

 

Para mais informações aconselho-vos a visitar o site oficial e explorarem este mundo enorme ;)

Nunca esquecendo de respeitar as regras, preservar quer a cache quer os locais (tal e qual como foi encontrado), praticar o CITO (Cache In, Trash Out) e aproveitar ao máximo esta experiência incrível!

 

Já conheciam o geocaching?

Quem daqui é geocacher?

Quem não é, já pensou em tornar-se um?

Beijinhos,

12047234_910006665713608_709455401_n.jpg

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    As Tifus 17.08.2016 21:10

    Olá!
    Talvez devesses passar de ideia a prática ;) Não te arrependerias!
    Beijinho*
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.