Depilação: O Nosso Aliado Torturante
Uma das mudanças corporais que mais dissabores trás às mulheres (e até aos homens), na puberdade, é o crescimento de pêlos. Embora estes cresçam com um propósito, o facto é que procuramos ver-nos livres deles da melhor forma possível, uma vez que estes muitas vezes são incomodativos (principalmente a nível estético). Para nos facilitar a sua remoção, hoje em dia temos ao nosso dispor inúmeros métodos de remoção dos "pelinhos indesejados".
Ainda assim, entre tantos métodos qual deveremos escolher?
De forma a podermos ajudar-vos e dar um pouco de luz, apresentamo-vos os diferentes métodos disponíveis no mercado e as suas especificidades, de modo a que possas ponderar aquele que melhor se adequa a ti e à situação que te encontras.
- LÂMINA
Consiste na passagem de uma lâmina (que poderá ser específica para a depilação ou as de barbear), preferencialmente na pele molhada. Para facilitar a passagem, deve-se ainda utilizar um gel/creme (seja o de duche ou um especifico para a depilação). Este método é uma ótima opção para dar uns retoques rápidos à área a depilar ou quando se torna mais urgente.
- PINÇA
A remoção do pêlo é executado com uma pinça própria à depilação. É mais indicado em áreas pequenas, uma vez que requer tempo e paciência para obter um bom resultado.
- LINHA
Método recente em Portugal, está indicado para áreas mais pequenas e delicadas, como o buço e as sobrancelhas, uma vez que utiliza pequenos pedaços de linha de algodão para remover o pêlo.
- CREME DEPILATÓRIO
Os pêlos são dissolvidos quimicamente à superfície da pele. Quando utilizado, devem ser seguidos corretamente todos os passos e tempos, pois pequenos erros podem provocar reações cutâneas. Para além disso, antes de ser utilizado, deve ser executado um teste, de modo a avaliar a reação da nossa pele ao produto. Para isso, deve ser realizada a depilação numa pequena área conforme as intruções. 15 minutos após o termino da mesma, deve-se avaliar o estado da pele. Se não tiver ocorrido qualquer alteração, poderá usar-se o creme sem problemas.
- CERA QUENTE OU FRIA
Neste método, os pêlos são arrancados através de cera quente ou fria. Esta é aplicada sobre a pele, no sentido do crescimento do pêlo e, assim que tenha solidificado, é removida, no sentido contrário ao crescimento, a própria cera já arrefecida, ou então com a ajuda de tiras de tecido. Em alternativa a isto, tem as tiras de ceras já prontas.
- MÁQUINA
É utilizado um dispositivo eletrónico específico para a remoção ou corte de pêlos. À medida que se percorre a pele com a máquina, esta vai eliminando os pêlos.
Assim sendo, atualmente temos no mercado os métodos acima referidos como métodos temporários. Dependendo do método escolhido, este pode ser mais ou menos doradouro; e podendo ser utilizado para situações mais especificas.
Para além destes, são também conhecidos dois métodos "permanentes", que daremos a conhecer num próximo post.
E então, que métodos depilatórios conheces? Quais destes usas frequentemente? Já experimentaste algum em que tenhas tido uma má experiência?
Partilha connosco a tua experiência nos comentários! Espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas.
Beijinhos,