Era uma Sardinha e um Manjerico, "fachabôr" !
Hello Awesome's!
Está aberta a época dos Santos Populares!
Junho é um mês de festa. Mês dos Santos Populares: Santo António, S.Pedro e S.João.
"Santo António a treze de Junho
Com marchas de encantar,
A vinte e quatro o S. João
A vinte e nove S. Pedro a terminar."
E os santos começam com as festividades ao Santo António "Casamenteiro" com os seus dezasseis casamentos com as famosas "noivas de Santo António" e as suas marchas.
Nestes dias, em certos lugares do país, especialmente Lisboa, saem as marchas à rua em disputas para ver quem é a mais bonita. As ruas são preenchidas de cor, há fitas, luzes, bandeirinhas, arcos, balões, martelos e manjericos em todas as partes. O ambiente de santos populares inunda as ruas e todas as pessoas entram em modo arraial. Cantam-se as quadras, fazem-se invocações ao santo.
O menú dos jantares destes arraiais é composto pelas famosas sardinhas assadas (cujo cheirinho invade as ruas), acompanhadas com um bom vinho e a boa da broa.
Aparecem também os manjericos e há que controlar a vontade de os cheirar. Reza a lenda que se forem cheirados normalmente, murcham (vai-se lá saber!).
A verdade é que com a chegada dos santos as noites deixam de ser silenciosas e passam a ser serões de festa. Cá no "iniciozinho" do norte (que é onde a pessoa mora :P) os santos não são vividos com a mesma intensidade (infelizmente!). Por isso quem tiver a sorte de ser de Lisboa, Porto, e todos os locais onde estas festividades se vivem com alma e coração, aproveitem! :D
Eu cá fico-me a ver as marchas pela TV :P
Beijinhos!