Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Be Awesome, Be You

Era uma Sardinha e um Manjerico, "fachabôr" !

Hello Awesome's!

Está aberta a época dos Santos Populares!

Junho é um mês de festa. Mês dos Santos Populares: Santo António, S.Pedro e S.João.

"Santo António a treze de Junho

Com marchas de encantar,

A vinte e quatro o S. João

A vinte e nove S. Pedro a terminar."

santos_populares.jpg 

 

E os santos começam com as festividades ao Santo António "Casamenteiro" com os seus dezasseis casamentos com as famosas "noivas de Santo António" e as suas marchas.

 

Nestes dias, em certos lugares do país, especialmente Lisboa, saem as marchas à rua em disputas para ver quem é a mais bonita. As ruas são preenchidas de cor, há fitas, luzes, bandeirinhas, arcos, balões, martelos e manjericos em todas as partes. O ambiente de santos populares inunda as ruas e todas as pessoas entram em modo arraial. Cantam-se as quadras, fazem-se invocações ao santo.

 

O menú dos jantares destes arraiais é composto pelas famosas sardinhas assadas (cujo cheirinho invade as ruas), acompanhadas com um bom vinho e a boa da broa.

Aparecem também os manjericos e há que controlar a vontade de os cheirar. Reza a lenda que se forem cheirados normalmente, murcham (vai-se lá saber!). 

A verdade é que com a chegada dos santos as noites deixam de ser silenciosas e passam a ser serões de festa. Cá no "iniciozinho" do norte (que é onde a pessoa mora :P) os santos não são vividos com a mesma intensidade (infelizmente!). Por isso quem tiver a sorte de ser de Lisboa, Porto, e todos os locais onde estas festividades se vivem com alma e coração, aproveitem! :D

Eu cá fico-me a ver as marchas pela TV :P

Beijinhos!

Dii.jpg

 

4 comentários

Comentar post