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Be Awesome, Be You

Home Made Gym

Olá!

E chegou 2016! E com ele aquela coisa fantástica do "ano novo, vida nova, nova eu"... Eu vou acrescentar também o "nova cara no beyowesome", já que houve uma mudançazinha de ares por estas bandas! ;) 

Mas voltando ao que interessa... Junto com aquelas coisas da "nova eu", normalmente vem os "vou comer melhor" e "vou fazer mais atividade física". Bem, pensando nesta última, hoje trago-vos uma espécie de "ginásio em casa", ou simplesmente formas de poderem fazer desporto sem ir a um ginásio.

Fazer exercício com regularidade é deveras importante, não apenas para termos aquela silhueta invejável, mas também porque é importante para a saúde, quer física, quer mental. O sedentarismo é um dos fatores de risco para múltiplas doenças! Assim, temos como vantagens da prática regular de exercício físico:

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e diabetes tipo 2.
  • Melhoria no metabolismo de glicose, da redução de gorduras e da diminuição da tensão arterial.
  • Melhora o sistema musculo-esquelético (postura; crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis, p. ex)
  • Ajuda no controlo do peso corporal
  • Promovo o bem-estar psicológico - reduz o stress e ansiedade.

Mas qual é a quantidade de exercício necessária para melhorar e manter a saúde?

 

O ideal seria 30 minutos diários de atividade moderada; sendo que para perda de peso poderá ser necessário, por exemplo, fazer 3 vezes por semana em vez de 30 minutos, fazer 60 minutos.

 

O grande problema é que nem toda a gente tem possibilidades económicas para se deslocar a um ginásio, piscina ou outro estabelecimento que ajude na perda de peso. Por isso, hoje trago-vos algumas dicas e exercícios que poderão fazer sem gastar dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É preciso lembrar que, obviamente, estes exercícios poderão não ter o mesmo impacto que exercícios praticados em ginásios, dado que não temos o mesmo equipamento, mas já ajudam.

Uma ideia para arranjarem uns pesos (e pode ser uma ideia parva, mas porque não tentar?) é pegarem numa garrafa de 1,5L, encherem de água ou areia e usarem como peso. Eu experimentei (prendi um cordel à volta do gargalo e pendurei nos pulsos) e bem que fez um pesozito em alguns exercícios!

Os gifs que aparecem com pesos poderão ser realizados sem os pesos.

Se pesquisarem no youtube, encontram milhares de vídeos com exercícios que poderão realizar em casa. Ainda assim, dou-vos a conhecer o fitnessblender, um site onde encontram vários vídeos de exercícios organizados. Basta colocarem as opções ao lado e apareceram sugestões de acordo com aquilo que escolheram.

Outro sitio onde encontram tutoriais de exercícios é no pinterest.

 Outras medidas que podem implementar são, por exemplo:

  • Caminhar para o local de trabalho
  • Se o local é muito longe para ir a pé, dá caminhadas noutra hora. Leva um amigo contigo e torna o momento ainda melhor. Ou, se precisas de algum tempo sozinha, também é uma boa opção.
  • Prefere subir escadas em vez de usar o elevador;
  • Agarra num amigo, irmão, pai e ide dar uns toques na bola ou então uma volta de bicicleta.
  • Gostas de correr? Também é uma boa opção. Calça as sapatilhas, puxa pela tua amiga e força!

 

 

 Ainda tens a tua corda de saltar? Então pega nela ;) Também é uma boa ideia de exercício!

 

E não te esqueças de beber muita água! Manteres-te hidratado é fundamental!

E acima de tudo:

Costumas praticar exercício regularmente? Se sim, o que costumas fazer?

Se não, és daquelas que tem a prática de exercício como resolução de 2016?

Beijinhos,

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(Imagens regiradas do tumblr e pinterest)

 

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