Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Be Awesome, Be You

Insónias:"hasta la vista!"

Hello! 

Hoje o post será dedicado ao sono. É comum ouvirmos dizer que " é necessário dormir cerca de 8h por noite", " deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer"... mas, afinal, porque é que dormimos? A verdade é que dormir é tão essencial como respirar e torna-se inevitável. Por muito que tentemos evitar, o sono surge tão naturalmente como a fome, por exemplo, e quando não o fazemos notamos que o nosso corpo não reage da mesma forma. Começamos a apresentar dificuldade de concentração, irritabilidade, maior aumento de stress, e por vezes, começamos a ficar fracos pois o nosso sistema imunológico fica fragilizado. 

Sem Título.jpg

Começemos por explicar em que é que consiste o sono...

O sono é um processo fisiológico que se alterna com períodos de vigília. "É um estado recorrente e alterado de consciência que ocorre durante períodos constantes. (...) dá tempo para a reparação e recuperação dos sistemas orgânicos para o próximo período de vigília." (Potter & Perry). Ou seja, nós dormimos para depois nos conseguirmos manter acordados. 

Sem Título2.jpg

Para termos uma recuperação total das energias necessitamos de uma "boa noite de sono". Mas quem nunca teve dificuldades em dormir!? Pois, todos já passamos por essa má experiência, e, em alguns casos, frequentemente! Por isso, fiz uma lista para vocês com  10 dicas para dormir melhor :

 

DICA 1 : Mantém-te relaxado/a!: As preocupações fazem com que estejamos em constante inquietação o que vai criar dificuldades em adormecer. Distrair-se dos problemas, diminuir as responsabilidades e as atividades com o aproximar da noite, tomar um banho de água morna, diminuir os estímulos como a luz e os ruídos vão ajudar-te a manter-te mais relaxado. Se preferires lê um livro ( que é sempre uma boa "companhia") ou vê um programa de TV que gostes. Assim que te sentires com sono, é hora de "desligar" e dormir!

Sem Título3.jpg

 

DICA 2: Evita bebidas como o café : Bebidas com cafeína são estimulantes e como tal podem causar inquietação, perturbando o sono, ou até mesmo provocando despertares frequentes durante a noite ( o que é uma chatice). 

Sem Título4.jpg

DICA 3: Ensina o teu organismo!: Tenta manter o teu "processo de dormir" como uma rotina. Estabelece um horário para te deitares (e tentares adormecer) e um horário para acordares. Assim o teu organismo irá habituar-se, ou seja vai aprendendo, e aos poucos fica tudo mais simples.

Sem Título5.jpg

DICA 4: Reserva a cama só para dormir: Esta dica é muito importante! Utiliza a cama só para dormir! Não é aconselhável estudar, trabalhar, comer, ou realizar outro tipo de atividade na cama. Se isso acontecer, o nosso cérebro associa o quarto/cama a essas atividades e torna-se difícil dormir. Ao estabeleceres o quarto, e consequentemente, a cama como lugares calmos que transmitem tranquilidade, na hora de adormecer a tarefa é facilitada.  

Sem Título6.jpg

 DICA 5: Vai ao WC: Sim! Antes de ires para a cama o melhor é ir ao WC. Se há coisa desconfortável é acordar a meio da noite "aflitinho", e ter que se levantar para ir à casa de banho, (o que vai perturbar o sono).

 

ac41fb6cd7d55e8657212557cc0b64ea.jpg

 DICA 6: Não prolongues as sestas por mais de 30m: Fazer sestas durante a tarde não tem mal nenhum. Muito pelo contrário! Quem nunca teve aquela sensação de "moleza" ao final de almoço!? Pois é, a verdade é que o sono aparece. Não deves fazer sestas muito longas, pois a tendência é depois acordares ainda mais sonolento/a, para além de que interfere com o sono no período da noite.  

 

sesta1.jpg

 DICA 7: Tem em atenção o colchão: O colchão é componente essencial da cama, e vai fazer parte do teu sono. É inevitável que se o colchão não for cómodo não te vais sentir confortável durante o sono o que pode perturbar o teu descanço e, com o passar do tempo, causar-te mal estar ao nível do sistema musculoesquelético. Deves então tentar escolher um colchão que seja cómodo, nem muito rijo nem muito macio.

Complementada com o colchão está também a roupa de cama: lençóis, edredons, e afins... Esta pode também interferir com o teu sono em vários aspetos, tais como: o tecido não ser confortável; ter roupa de cama demasiado quente ou demasiado fria. Sendo assim, tenta sempre adaptar a escolha, por exemplo o tipo de tecido, consoante os teus gostos, ou consoante a estação do ano.

Outras aliadas nesta escolha são as almofadas. Mais um aspeto importante! Escolhe as que achares melhores para ti, porque neste caso existem gostos e gostos ( eu cá sou muito esquisita neste aspeto, têm de ser bem fofas e quanto mais altas melhores! (risos) ). 

Sem Título7.jpg

DICA 8: Exercício Físico: O exercício físico é ótimo para aliviar o stress e a tensão muscular mas não pratiques à noite pois os teus níveis de adrenalina vão subir, e em vez de ficares relaxado/a, ficas ainda mais alerta. Podes sempre substituir o exercício físico mais exigente por uma alternativa mais soft como o yoga, ou a meditação.  

tumblr_nun51hnuet1qfahgfo1_500.jpg

 

tumblr_mxnb2i2n6T1sptyfro1_500.jpg

 

DICA 9: Se não conseguires relaxar, respira!: Se depois de várias tentativas e de teres experimentado diferentes estratégias continuares agitado/a faz exercícios de respiração. 

Por exemplo: deita-te na cama, de barriga para cima. Fecha os olhos. Inspira o máximo de ar que conseguires. Sustém a respiração uns segundos e vai expirando suavemente. Repete este processo 10x. No final do ciclo estarás mais relaxado/a.

zen-skeleton.jpg

 DICA 10: Não espreites o relógio: Se tiveres com dificuldade em adormecer o pior que podes fazer é ir espreitando o relógio. Ao estares constantemente a ver as horas e a contar quantas horas vais dormir, mais inquieto/a vais ficando, mais dificil é para adormeceres, e menos horas dormes. O ideal é programares o despertador antes de te deitares e tentar não estar constantemente a ver as horas. 

large.jpg

E foram estas as 10 dicas para dormir melhor que escolhi para vocês. O que acharam? Também sofrem de insónia? Quais os métodos que mais resultam com vocês? Conhecem mais alguma estratégia que resulte? Contem-me tudo aqui nos comentários! 
Marco encontro com vocês, para breve, no próximo post. Até lá durmam bem, e tenham boas noites de sono e "bons sonhos" (risos). Não se esqueçam: uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença! 
 

Beijinhos, 

                        Dii.jpg 

 ( Todas as imagens presentes no post foram retiradas do Tumblr e do Pinterest)

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.