Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Be Awesome, Be You

Intolerância à lactose : a "doença que está na moda"!

Hello Awesome's!

Hoje venho com um post diferente dedicado à saúde. O título do post parece meio que um exagero mas foi propositado! A verdade é que cada vez mais são diagnosticados casos de Intolerância à Lactose

etiqueta_da_intolerancia_a_lactose_adesivo-r7c7ba3

Muitos destes casos, por incrível que pareça, são de pessoas que toleravam perfeitamente a ingestão de lactose e que a partir de certo momento deixaram de o conseguir fazer, o que foi o meu caso! Explicando melhor a minha situação...

Tenho 20 anos e sempre bebi leite, aliás eu adoro leite. Sou daquelas pessoas que bebia leite todos os dias: leite normal, com cereais, com chocolate, enfim vocês entendem... No ano passado comecei a ter uma sintomatologia muito estranha sempre que bebia leite, o que não era normal em mim! Vim então a descobrir que sou Intolerante à Lactose. Como devem calcular fiquei perplexa e não queria de todo acreditar, como é que de um momento para o outro o meu organismo recusava a lactose... Informei-me melhor e a verdade é que é "normal" isso acontecer e está cada vez mais comum na nossa sociedade, infelizmente!

 

Explicando melhor em que consiste a doença:

A Intolerância à lactose é uma reação adversa ao leite de vaca, habitualmente mais diagnosticada entre adolescente e adultos. 

 

Isto acontece porquê? 


A lactose (que vulgarmente é chamada de "açúcar do leite") é um dissacarídeo composto por glicose e galactose. Normalmente, para que esta lactose seja absorvida pelo nosso corpo, precisa de ser hidrolisada, ou seja, quebrada nos seus dois componentes pela lactase que é uma enzima localizada no nosso intestino delgado.
Quando nos é diagnosticada esta doença significa que temos uma diminuição da atividade da lactase no intestino delgado o que vai fazer com que haja uma má digestão da lactose, daí nos tornarmos intolerantes.

 

Existem dois tipos mais específicos de intolerância:

1.jpg

No meu caso tenho deficiência primária da enzima lactase pois o meu estado de intolerância é permanente, ou seja, vai-me acompanhar toda a vida e não tem cura. Felizmente ( se é que posso dizer assim) o meu organismo ainda tolera alguma ingestão de produtos com lactose. Posso beber uma pequena quantidade de leite por dia, e suporto a ingestão de todos os derivados do leite como iogurtes, queijos, etc... sem manifestar qualquer tipo de sintomas, o que eu agradeço imenso! 

Uma coisa que me preocupa é a quantidade de pessoas que cada vez mais se tornam intolerantes à lactose, porque não é de todo normal isto acontecer assim! (Ainda não está cientificamente provado mas desconfia-se que, para além daqueles fatores que referi anteriormente, estas intolerâncias sejam causadas por toxinas que se podem encontrar em produtos processados e que afetam o nosso intestino, o que é muito assustador!)

 

Qual é a sintomatologia?

2.jpg

 

 Quais os alimentos que se devem substituir?

Dependendo do grau de intolerância os alimentos a substituir podem ser diferentes! 
Contudo devem evitar-se os produtos que contêm lactose como o leite e seus derivados ( iogurtes, queijos, manteigas, etc...). É necessário ter muita atenção aos rótulos dos alimentos porque, por exemplo o fiambre também contêm uma quantidade (ainda que mínima) de lactose que pode afetar o nosso organismo.

Para não excluir estes alimentos da nossa alimentação, podem ser substituídos por:
         - Produtos sem lactose : já existem imensas marcas no mercado com produtos deste género;

         - Produtos com soja : como leite de soja, iogurtes de soja, queijos de soja, etc... (confesso que eu pessoalmente não aprecio de todo soja, já experimentei e não gostei mesmo)

Estes são alguns exemplos, pois existem imensos substitutos!

 

Deve prestar-se também muita atenção ao que se perde quando excluimos totalmente o leite da nossa alimentação!

5.jpg

Para evitar esta perda e manter o aporte nutricional dentro dos padrões adequados, é importante que consigamos dar ao nosso organimos estes nutrientes a partir de outros alimentos como por exemplo em alimentos ricos em cálcio, em ovos, entre outros!
É importante referir que qualquer alteração que se faça na dieta deve ser acompanhada por um profissional de saúde, neste caso um nutricionista, para evitar complicações ao nível do estado nutricional!

 

E desse lado, alguém sofre de intolerância à lactose? 

Espero que tenham gostado destas informações!

 

Beijinhos,

Dii.jpg

 

8 comentários

Comentar post