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Be Awesome, Be You

Regresso às Aulas: Ser Saudável na Universidade

Hello Awesome's!

Hoje venho falar-vos de algo que pode ser um pouco "mais do mesmo", mas o facto é que penso que falar do assunto nunca é demais. E porquê? Porque por muito que digamos: eu vou manter hábitos saudáveis na universidade, tal nem sempre acontece. Desta forma, decidi trazer-vos algumas dicas que me ajudaram a ser um pouco saudável na universidade.

O "não ser saudável" não reside no facto de ingressar na universidade.  O problema está, muitas vezes, nas responsabilidades que nos são impostas (e que fazem muita falta pois preparam-nos para a vida "adulta") e que muitas vezes não conseguimos gerir bem o tempo para dar resposta a tudo. Por isso, acabamos por deixar de lado aspetos muito importantes, como a prática de exercício e a alimentação. Desta forma, decidi trazer-vos algumas dicas para não nos esquecermos destes pormenores tão importantes!

 

EXERCÍCIO FÍSICO:

Grande parte dos cursos não tem aulas de educação física como acontecia até a secundário. Assim sendo, a correção disto fica a nosso encargo. E, acreditem, é deveras importante! Há uma enorme tendência para o sedentarismo, dado que passamos o dia sentados nas aulas, chegamos a casa e sentamo-nos a estudar, passamos para as cadeiras da cozinha à hora do jantar e, quando queremos relaxar, sentamo-nos no sofá a ver televisão ou na cama a ler. Por isso, para continuar a prática de exercício, podemos:

  • Pesquisar os ginásios locais: façam uma pesquisa online ou perguntem a colegas que sejam da região se conhecem algum ginásio.
  • Pesquisar ginásio universitário: não sei se todas as universidades são assim, mas conheço algumas universidades que tem ginásio próprio. Dêem uma vista de olhos, pois estes costumam oferecer preços mais simpáticos. Ou, se a vossa universidade não tem ginásio, perguntem a ver se porventura tem parceria com algum ginásio local.
  • Encostem-se a alguém que também queira fazer exercício: Se gastar dinheiro não é uma opção, porque não juntarem-se a alguém e irem fazer alguma coisa? Eu, por exemplo, juntei-me à minha colega de casa e iamos, todos os dias, caminhar durante uma hora. Além disso, tenho colegas meus que se juntavam em grupo e iam correr... Tenho a certeza que há sempre alguém para vos acompanhar.
  • Vão correr/caminhar sozinhos: se porventura não tem alguém, podem sempre ir sozinhos. Atualizem a vossa playlist e aproveitem para descontrair um pouco.
  • Home Made Gym: Está a chover e não podem ir para a rua? Façam do vosso quarto um pequeno espaço de exercícios e estiquem um pouco as pernas.

ALIMENTAÇÃO:

  • Leva apenas comida saudável: Se vais viver para fora da tua residência habitual, procura levar apenas comida saudável contigo. Desta forma, não terás estímulos negativos contigo que te possam cometer pecados.
  • Procura alternativas saudáveis à cantina: Nem todas as universidades são assim (espero eu), mas das poucas que conheço, a comida não é muito saudável. Imensos fritos, sopas cheias de gordura, etc etc. No entanto, há sempre ofertas mais saudáveis, como pratos de grelhados, saladas, etc.
  • Prepara as tuas refeições: uma alternativa à anterior é preparares as tuas próprias refeições. Desta forma, poderás preparar refeições mais saudáveis. No entanto, nem sempre o tempo o permite, pelo que podes, por exemplo, preparar ao jantar um pouco mais para chegar para o almoço no dia a seguir. (Implementei esta opção nos últimos dois anos e, para além de comer melhor, também poupei imenso dinheiro!)
  • Prepara sopa e leva para a semana: Comer legumes é outro aspeto esquecido, pelo que uma sugestão é, no domingo antes de irem, preparam uma panela de sopa e levam convosco. No frigorífico, esta aguenta-se uns dois/três dias, tendo então uma boa entrada para o jantar.
  • Evita fast foods: Por muito tentador que seja, evita as cadeias de fast food. Queres ir jantar com os teus amigos? Porque não se reúnem na casa de alguém e fazem o jantar? É mais barato, satisfaz mais e pode ser bem mais saudável.

 

E voilá! Aqui estão algumas dicas para serem um pouco mais saudáveis na universidade.

No entanto, há muito mais que podem fazer. Acreditem, com o tempo vão aprender!

 

Para quem já é universitário, que dicas podem dar para os caloiros serem saudáveis?

Beijinhos,

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