Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Be Awesome, Be You

Um Grande Problema: Colesterol

Hello!

Lembram-se quando vos falamos do Outubro Rosa, da nossa sugestão para as Constipações, ou até quando vos falamos dos primeiros socorros? Bem, hoje trago-vos um novo post da área da saúde, relacionado com o colesterol.

O Colesterol é um lípido (gordura) produzido no nosso organismo e que circula no sangue. Pode ser também encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, entre outros.

Este é necessário para diversas funções vitais, como a produção de vitaminas e hormonas. No entanto, quando se encontra em excesso no sangue, torna-se perigoso, aumentando o risco para doenças cardiovasculares, como o AVC.

 

Há dois tipos de colesterol a circular no nosso organismo: o HDL e o LDL

  • HDL: é o "bom colesterol", dado que limpa o excesso de colesterol para fora das artérias, levando-o até ao fígado onde serão eliminados. Desta forma, impede o depósito de colesterol e diminui a formação de placa de gordura.
  • LDL: é o "mau colesterol", uma vez que se houver em demasia no corpo, pode acumular-se nas células e na parede das artérias e levar a entupimentos; ou seja, é prejudicial para a saúde.

Visto isto, a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício regular não assenta apenas no facto de que nos tornar mais elegantes, mas especialmente porque previne diversas doenças. O importante é sermos saudáveis!

Assim sendo, hoje trago-vos uma pequena tabela onde tem os alimentos a serem evitados e quais os aconselhados em substituição, caso queiram melhorar um pouco alguns erros cometidos ;)

cats.jpg

Sei que é difícil levar, à risca, uma dieta exigente. Eu própria adoro comer e muitas algumas vezes cometo uns crimes. Mas, consciente das consequências que isto trás para a minha saúde e para a dos que gosto, tenho tentado implementar algumas regras e ir-me adaptando a novos gostos. Que acham de fazerem o mesmo? Umas coisinhas aqui e ali, a ver se aos poucos vamos lá ;)

 

Sei igualmente que muitas das coisas que fazem bem são mais caras e nem sempre temos dinheiro para tal. Ainda assim, podemos tentar aproveitar algumas promoções de quando a quando; ou compensar na prática de exercício físico.

 

Pensem: por uma vida mais saudável e um futuro com qualidade ;) E mais: é possível comer-se bem e ser-se saudável!

 

Conheciam algumas destas dicas alimentares? Implementam alguma?

Partilhem connosco algumas das vossas dicas saudáveis!

Beijinhos,

12047234_910006665713608_709455401_n.jpg

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    As Tifus 02.12.2015 18:26

    Olá!

    Bem verdade! É um problema bem sério e que, infelizmente, está cada vez mais presente!

    E faz muito bem em praticar exercício! Eu bem que gostava de ter força de vontade de praticar mais. Mas aos poucos chegarei lá. Que exercício praticas?

    Beijinho*
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.