Um Grande Problema: Colesterol
Hello!
Lembram-se quando vos falamos do Outubro Rosa, da nossa sugestão para as Constipações, ou até quando vos falamos dos primeiros socorros? Bem, hoje trago-vos um novo post da área da saúde, relacionado com o colesterol.
O Colesterol é um lípido (gordura) produzido no nosso organismo e que circula no sangue. Pode ser também encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, entre outros.
Este é necessário para diversas funções vitais, como a produção de vitaminas e hormonas. No entanto, quando se encontra em excesso no sangue, torna-se perigoso, aumentando o risco para doenças cardiovasculares, como o AVC.
Há dois tipos de colesterol a circular no nosso organismo: o HDL e o LDL
- HDL: é o "bom colesterol", dado que limpa o excesso de colesterol para fora das artérias, levando-o até ao fígado onde serão eliminados. Desta forma, impede o depósito de colesterol e diminui a formação de placa de gordura.
- LDL: é o "mau colesterol", uma vez que se houver em demasia no corpo, pode acumular-se nas células e na parede das artérias e levar a entupimentos; ou seja, é prejudicial para a saúde.
Visto isto, a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício regular não assenta apenas no facto de que nos tornar mais elegantes, mas especialmente porque previne diversas doenças. O importante é sermos saudáveis!
Assim sendo, hoje trago-vos uma pequena tabela onde tem os alimentos a serem evitados e quais os aconselhados em substituição, caso queiram melhorar um pouco alguns erros cometidos ;)
Sei que é difícil levar, à risca, uma dieta exigente. Eu própria adoro comer e muitas algumas vezes cometo uns crimes. Mas, consciente das consequências que isto trás para a minha saúde e para a dos que gosto, tenho tentado implementar algumas regras e ir-me adaptando a novos gostos. Que acham de fazerem o mesmo? Umas coisinhas aqui e ali, a ver se aos poucos vamos lá ;)
Sei igualmente que muitas das coisas que fazem bem são mais caras e nem sempre temos dinheiro para tal. Ainda assim, podemos tentar aproveitar algumas promoções de quando a quando; ou compensar na prática de exercício físico.
Pensem: por uma vida mais saudável e um futuro com qualidade ;) E mais: é possível comer-se bem e ser-se saudável!
Conheciam algumas destas dicas alimentares? Implementam alguma?
Partilhem connosco algumas das vossas dicas saudáveis!
Beijinhos,