Viva à "Gordice": Crepes Caseiros
Hello Awesome's!
O último "Viva à Gordice" foi à quase um mês e, quanto a vocês não sei, mas eu começo a ficar com fome Por isso, hoje decidi trazer-vos uma receita simples e muito deliciosa: Crepes!
Quem é que não gosta de crepes? Sabem tão bem à sobremesa! Ou então para um lanchinho especial... Ou então combinaram um cafezinho com os amigos em casa? Porque não servir-lhes esta receita muito saborosa?
Mas bem, deixemo-nos de sonhos e passemos à receita
Ingredientes:
250 ml de Leite
12 Colheres de Sopa de Farinha
3 Ovos
Preparação:
1. Numa bacia, mistura o leite e a farinha até ficar o mais homogéneo possível.
P.S: Se desejares, podes acrescentar uma pitada de sal para crepes salgados ou 1 colher de sobremesa de açúcar para os crepes ficarem doces. No entanto, sem estes, para além de ser um pouquinho mais saudável, ficam igualmente saborosos.
2. Acrescenta os ovos à mistura anterior, batendo tudo até ficar uma mistura homogénea e lisa.
3. Depois disto, deixa-se a massa repousar durante 30 minutos.
Após os 30 minutos, para saber se a massa está pronta a cozer, esta deve ter várias bolhinhas, tal como se vê na figura acima.
Com a ajuda de uma concha da sopa, coloca uma porção sobre a frigideira.
Esta frigideira é especial para crepes; no entanto uma normal maiorzita funciona perfeitamente.
Para espalhar mais facilmente a massa, de forma a ficar achatada, o ideal é que a frigideira esteja fria. Esta massa coze muito rápido, pelo que se tiver quente, a massa solidifica rapidamente. O que faço é retirar a frigideira do lume, colocando sobre uma boca desligada, e deixo ficar enquanto preparo a próxima concha de massa. Assim, embora não fique fria, sempre arrefece um pouco. Depois é só colocar a concha seguinte, espalhar e voltar a colocar no lume.
Ainda dentro deste aspeto, embora tenhamos usado uma espécie de espátula para crepes, a massa é facilmente espalhada abanando a frigideira (quando frigideira fria).
Outro aspeto a ter em atenção é que se a frigideira não for anti-aderente, convém colocar manteiga para não agarrar. Caso seja anti-aderente, a manteiga não faz falta, porém pode ser também utilizada (em pouca quantidade) pois ajuda a que os crepes fiquem mais dourados. Se optarem por colocar manteiga, esta tende a aguentar dois a três crepes.
E depois é só repetir o processo até terminar toda a massa.
A etapa de cozedura tem de ser feita muito rápido, pois a massa aquece rapidamente, pelo que não dá muito tempo entre colocar na frigideira e virar.
E voilá:
Agora é só decorar a gosto :)
Como sugestões tenho: nutella, amendoins/nozes/amêndoa esmagada, morangos, doces/compotas/geleias, gelado, açúcar em pó... E, cá entre nós, uma amiga minha gostava com duas bolas de gelado e um fiozinho de licor beirão por cima ;) Nunca experimentei, mas fica a sugestão
Gostam de crepes?
Costumam fazer em casa ou preferem ir até uma esplanada saborear um?
Quais são as vossas preferências para acompanhar o crepe?
Beijinhos,