Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Be Awesome, Be You

Viva à "Gordice" : Pudim de Pão

Hello Hello!

Com a aproximação da Páscoa, os doces começam a entrar em casa (com maior afluência, porque já existiam doces antes :P), deixando-nos com água na boca. E, inspirada por o espírito da doçaria, hoje trago-vos mais uma edição do viva à gordice! Hoje trago-vos a minha receita de Pudim de Pão.

12899870_10207311857768206_921921813_n.jpg

Quando sobra pão em casa, o que fazem? Vão aproveitando enquanto dá e depois deitam fora? Aproveitem para poupar, congelem e experimentem a receita que vos trago hoje ;)

Ingredientes:

  • 4 Ovos
  • 200 gr de Açúcar
  • 3 Pães
  • 400 ml de Leite
  • Sumo de 1 Limão
  • Caramelo

Preparação:

  1. Num recipiente, mistura bem o açúcar com os ovos. 
  2. Noutro recipiente, coloca o pão (ver dica 1), o leite e o sumo de limão. Com uma varinha mágica, rela até ficar uma mistura praticamente homogénea (é normal ver umas pintinhas mais escuras da casca do pão).
  3. Mistura as duas preparações anteriores num único recipiente.
  4. Unta a forma com o caramelo.
  5. Coloca a cozer em banho-maria, durante 1h20min. A água deve ficar acima do nível do pudim. A forma não deve ficar a boiar. Para isso, coloca uma tigela com água sobre a forma para fazer peso. (ver dica 2 - MUITO IMPORTANTE)

Dicas:

  1. Para ser mais fácil ralar, coloca o pão aos pedaços. Se decidiram congelar o pão, o ideal é deixar descongelar com antecedência, para ser mais fácil de partir aos pedaços. Eu, normalmente, deixo a descongelar dum dia para o outro e não estraga.
  2. As minhas habilidades com o paint não são propriamente fantásticas, mas deixo-vos aqui um esquema de como deve estar a forma a cozer:Sem Título.jpg
  3. Dado que a água vai evaporando, aconselho a estarem de olho para que a água não desça muito de nível. Quando forem a repor a água, o ideal é esta estar quente, para que não haja alteração da temperatura da água na panela. Se tiver daquelas canecas eléctricas de aquecer a água, aqueçam uma e vão colocando de lá.

 

Já conheciam a receita?

Gostam de pudim?

Que outras receitas fazem para aproveitar o pão "velho"?

Beijinhos,

12047234_910006665713608_709455401_n.jpg

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.