Vou às nuvens, mas levo a casa às costas!
Hello Awesomes!
Em complemento deste post, sobre viagens, hoje trago-vos um assunto deveras importante nesta temática: as malas!
A bagagem de viagem é um assunto a ter muita atenção, dado que, se não tivermos cuidado, na hora de embarque poderemos apanhar surpresas muito desagradáveis, como ter de deixar coisas para trás ou pagar quantias astronómicas por uns centímetros ou quilos a mais na bagagem.
Assim, para tentar que tudo corra bem, eis algumas dicas que poderão ajudar:
Hoje em dia, consegue-se comprar bilhetes por pechinchas, mas quando chegamos à bagagem, a coisa complica-se. Por isso, o ideal é planear muito bem como vão ser feitas as malas para levarmos apenas o essencial e, desta forma, poupar uns quantos quilos que, consequentemente, poupam alguns euros. Desta forma, poderá ajudar se respondermos algumas questões como:
- Quantos dias vou? Se vou 5 dias, não vou fazer uma mala para duas semanas... Mas, por via das dúvidas, faz-se uma mala para 6 dias, para caso aconteça algum acidente e precise de uma muda de emergência.
- Para onde vou? Se for para umas férias nas montanhas, provavelmente não precisarei de levar as mesmas coisas que levaria se fosse para umas férias na praia...
- Onde vou ficar? Se ficar na casa de um amigo, ele talvez poderá emprestar coisas como o secador de cabelo, prancha de alisar, etc...
- O que estou a pensar em fazer? Se estiver previsto caminhar imenso, calçado de salto poderá ser desconfortável; se for para a praia, não faz sentido levar botas...
- Quais as previsões meteorológicas? Se estiver previsto chuva e frio, talvez seja melhor preferir botas a sabrinas, camisolas quentes a t-shirts, etc...
Depois de se responder a estas questões, podemos começar a planear aquilo que convém levar, dado que estas questões ajudam a ter uma base daquilo que (não) precisamos.
O ideal é ir preparando ao longo da semana e não deixar para a véspera. No dia anterior, pode não correr tão bem, já podemos estar mais inclinados a atirar as tralhas para a mala em vez de planear o que é realmente essencial.
Antes de começarmos a colocar as coisas à volta da mala, podemos começar por fazer uma lista. Um exemplo:
Para ajudar a que não se esqueça de nada, eu começo sempre a fazer da cabeça para os pés. Por exemplo:
- Roupa: Gorro, Cachecol, Soutien, Camisolas, Casacos, Luvas, Cuecas, Calças, Meias, Sapatos, PIJAMA
- Higiene: Shampoo, Condicionador, Sérum, Escova de Cabelo, Creme de Rosto, Escova e Pasta dos Dentes, Gel de Banho, Desodorizante, Creme de Corpo
- Outros: basicamente o que não entra nos outros dois... Aparelhos electrónicos, entretenimento, etc etc etc...
Se fizermos a lista, na hora de arrumar, é só pegar nas coisas e arrumar. Muito prático!
Depois de ter uma ideia do que levar e quantos dias se vai, está na hora de escolher a mala. Aquando a escolha desta devemos ser conscientes. Eu tenho a tendência a levar a casa às costas, mas é necessário ter em atenção que, se vou apenas um fim-de-semana, não vale a pena levar uma mala enorme. O mesmo se passa se vou um mês: uma mala de cabine poderá não ser suficiente!
Assim, na escolha da mala, ter atenção às medidas impostas pelas companhias, o material da mala, se as rodinhas funcionam sem problemas (se as tiver, obviamente), etc. Outra sugestão (mas que poderá ser um pouco mais cara), é comprar malas coloridas com com padrões. Como são diferentes, acabam por se destacar na hora de as recolher! Ainda assim, uma ideia que já vi foi fazer a própria decoração na mala.
Outra coisa fundamental é colocares sempre um identificador na mala, com o nome, morada, telefone e até o email! Podemos até achar que a nossa mala é diferente das outras e que a iremos reconhecer num piscar de olhos. No entanto, nunca se sabe! Além disso, ela pode ir parar à conchichina e sem identificação poderão não saber quem contactar.
Na hora de escolher a roupa, procura escolher peças versáteis e facilmente conjugáveis entre si. Assim, acabas por ter várias opções de looks com menos roupa. Por exemplo: se para as partes de baixo optares pelas já tão conhecidas calças de ganga e umas de ganga cinza (ou brancas), poderás escolher várias peças diferentes para a parte de cima, dado que as partes de baixo combinam com tudo.
Ainda assim, há aquelas peças básicas para todas as malas: um calçado confortável, umas calças de ganga e uma peça mais quente para proteger do frio (mesmo que vamos para umas férias na praia).
Nunca leves um calçado que nunca antes usaste! Os sapatos normalmente precisam de ganhar folga e se levares calçado novo, pode magoar-te e acabas por não o usar.
Uma forma de iluminares qualquer conjunto, é apostares nos acessórios. São leves e não ocupam muito espaço, pelo que não faz mal colocares na mala. Algo que podes fazer é: antes de arrumares as sapatilhas na mala, colocares esses acessórios dentro das sapatilhas. Assim, estás a aproveitar espaço!
E em falar em calçado, uma forma de arrumar na mala sem sujar as restantes peças é utilizar toucas de banho para os guardar.
Normalmente, para colocar as coisas na mala, aconselho a começar pelas calças de ganga e terminar com as pessoas que se podem amarrotar mais facilmente. Uma dica que tenho visto ultimamente e que tenho usado é enrolar a roupa em vez de a dobrar. Dizem que ocupa menos espaço na mala. Pessoalmente, já usei das duas formas e achei indiferente, mas... São opiniões.
Quanto aos objetos de higiene pessoal, tudo que for líquido ou em gel tem um limite máximo de 100 ml. Um shampoo com 110 ml já não passa! Todos estes produtos devem ser colocados num saco com dimensões de 20 x 20 centímetros. Este saco não deve exceder 1 litro de capacidade, deve estar completamente fechado e as coisas no seu interior devem caber de forma confortável. Aconselho a colocar num sítio de fácil acesso, para que nos pontos de verificação seja mais fácil de aceder e voltar a guardar.
Se quiserem, há a vender kits de viagem muito práticos, onde poderão verter as vossas coisas para as embalagens pequenas do kit. Eu comprei um na primark, que já tenho à algum tempo e é muito prático e resistente!
Se porventura levam mala de cabine e mala de porão, aconselho a guardarem todos os vossos objetos de valor (joiais, computador, etc) na mala de cabine. Além disso, se quiserem jogar pelo seguro, podem sempre levar também uma muda de roupa na mala de cabine, para o caso da vossa mala de porão extraviar-se. Assim, tem algo para desenrascar por um ou dois dias.
Depois da mala feita, pesem numa balança que tenham em casa para terem uma ideia. Um conselho é darem uma margem de 1/2kg porque todas as balanças pesam de forma diferente e nunca se sabe como será no aeroporto.
Ainda assim, para caso aconteça alguma coisa, aconselho a, quando fizerem a mala, coloquem os objetos mais pequenos e pesados no topo. Assim, se tiverem de tirar alguma coisa, tiram estas coisas pequenas que poderão colocar nos bolsos. E falando em bolsos, levem um casaco que tenha vários. Assim, será espaço extra!
Outra coisa que poderá ajudar a evitar complicações é levarem as faturas dos aparelhos tecnológicos, para, caso peçam, mostrarem que não compraram no país onde foram. Além disso, levem as receitas de medicação que tenham de tomar! Assim mostram que a medicação é realmente vossa! Há medicações que exigem mesmo que se leve não apenas a receita mas também um atestado médico! Tenham muita atenção a isto!
Para poupar espaço/peso na mala, tentem vestir o que conseguirem. No entanto, nada de exageros! Já houveram casos de pessoas que desmaiaram por ter 4 casacos de inverno vestidos dentro do avião! Ainda assim, se puderem levar o casaco de inverno vestido em vez de levar na mala, é o que se poupa...
No fim da mala feita, ter em atenção que se está difícil de a fechar, provavelmente vão coisas a mais (ou a mala é pequena para as coisas que se leva). Deixa sempre algum espaço (e peso), dado que poderás querer trazer coisas do destino e convém a mala estar folgadinha para tal!
Ter em atenção a uma coisa:
Só porque para lá as coisas correram bem, não significa que para cá seja igual! Cada aeroporto tem as suas regras! Cada profissional trabalha da sua forma! Cada voo é único!
E estas foram algumas dicas para quando se faz a bagagem!
Vocês são como os cararóis (que levam a casa às costas) ou são mais desprendidos?
Beijinhos,
(Imagens retiradas do pinterest)